IPS descarta botulismo na morte de paciente de junho
Um paciente do sexo masculino com 30 anos que foi internado na Unidade de Reanimação de Adultos do Hospital Central do IPS no dia 24 de maio faleceu 10 dias depois. Os sintomas iniciais foram registrados em 19 de maio do mesmo mês.
O Instituto de Previsão Social confirmou nesta quarta-feira que, após receber os informes do Ministério de Saúde Pública e Bem-estar Social, descartou que o falecimento tenha sido ocasionado por botulismo. A instituição não forneceu detalhes adicionais sobre a causa do óbito.
Desde a previdenciária havia sido indicado que se aguardavam os resultados dos estudos laboratoriais, que foram entregues nesta semana com achados negativos.
Situação atual de outros pacientes
De acordo com o informe do IPS, a instituição atualmente tem dois pacientes internados relacionados com suspeitas anteriores desta doença, enquanto outros dois foram dados de alta.
Uma das pacientes com caso confirmado de botulismo é uma mulher de 59 anos que foi internada no Hospital Central do IPS no dia 7 de maio. Encontra-se internada no Serviço de Terapia Intensiva de adultos, para onde foi encaminhada de um sanatório privado.
Segundo o comunicado do IPS:
Encontra-se em assistência mecânica respiratória, estável, lúcida, afebril, traqueostomizada, com ligeira melhora e recebe alimentação enteral através de sonda nasojejunal. Continua recebendo todos os controles.
O segundo paciente com botulismo confirmado é um homem de 62 anos que foi internado no dia 2 de junho no Serviço de Terapia Intensiva I do IPS, procedente de um sanatório privado onde permaneceu internado durante 22 dias.
Este paciente encontra-se traqueostomizado e com gastrostomia, estável e lúcido em assistência mecânica respiratória. Continua recebendo controles diários rigorosos com acompanhamento multidisciplinar.
Antecedentes dos casos
Os casos de botulismo tornaram-se conhecidos publicamente após a suspeita de consumo de alimentos em uma feira de comidas. A Direção Nacional de Vigilância Sanitária (Dinavisa) suspendeu cinco estabelecimentos gastronômicos sob suspeitas de produção de alimentos que teriam causado três dos quatro casos confirmados pelo Ministério de Saúde.
Os locais suspensos foram: Azucena, Conejo de piel de cordero, El chimi de Juancho, Locos por el sándwich e Pickles El Gringo.
O botulismo é uma doença que pode gerar neurotoxinas, as quais produzem danos neurológicos significativos no organismo.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.