Segunda, 22 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Paraguai

Mobilidade elétrica como vantagem estratégica para o Paraguai

22/06/2026 14:30 3 min lectura 12 visualizações
Movilidad eléctrica como ventaja estratégica para Paraguay

O Paraguai possui o potencial de se posicionar como um dos países com maiores vantagens para impulsionar a mobilidade elétrica na região, devido à sua abundante geração de energia renovável e sua dependência de combustíveis importados. Assim o sinalizou o engenheiro Víctor Giménez ao analisar as oportunidades que oferece a transição para esse tipo de transporte.

O especialista explicou que, diferentemente dos combustíveis fósseis cujos preços estão sujeitos à volatilidade do mercado internacional, a eletricidade produzida no Paraguai oferece maior estabilidade e previsibilidade. Durante a última década a tarifa elétrica registrou um incremento inferior a 20%, enquanto os combustíveis aumentaram entre 35% e 40%, ampliando significativamente a brecha de custos entre ambas as alternativas.

Giménez sustentou que o aproveitamento da energia elétrica no transporte permitiria reduzir a dependência das importações de hidrocarbonetos e converter um recurso abundante do país em um fator de competitividade. Ao seu critério, o Paraguai deixa passar uma oportunidade ao exportar energia a baixo custo enquanto continua destinando importantes recursos à compra de combustíveis.

Economia e outras vantagens

No tocante à economia para os usuários, indicou que percorrer um quilômetro em um veículo elétrico tem um custo aproximado de G. 35, frente a uns G. 250 em um automóvel a combustão, o que representa uma economia de entre 85% e 90%, sem considerar os menores gastos de manutenção. Precisou que a carga doméstica mensal supõe um incremento estimado de entre G. 80.000 e G. 110.000 na fatura de energia elétrica.

O engenheiro também sinalizou que vários dos obstáculos que antes limitavam a adoção desses veículos começaram a ser superados. Mencionou a expansão de empresas especializadas em assistência técnica, o crescimento da rede de eletropostos impulsionados pelo setor privado e projetos vinculados a instituições como a PTI. Destacou além disso que os veículos elétricos apresentam bom desempenho até mesmo em condições de rua inundada.

Aproveitamento do potencial energético do país

Contudo, advertiu que a verdadeira transformação não passa unicamente por aumentar a quantidade de automóveis elétricos particulares, mas por eletrificar o transporte público mediante ônibus e outros sistemas de mobilidade em massa. Nesse sentido, considerou necessário avançar em uma política nacional de electromovilidade que permita aproveitar plenamente o potencial energético do país e melhorar a eficiência do transporte urbano.

Finalmente, Giménez sinalizou que o mercado paraguaio mostra sinais de expansão, com mais de 4.500 veículos elétricos em circulação e mais de 20 marcas presentes no país. As projeções apontam a um crescimento anual superior a 45% até 2028, favorecido pela alíquota zero para a importação de veículos elétricos novos e pelo crescente interesse de consumidores e importadores.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.