Caso Zenaida: Funcionárias se recusam a assinar acordo que exigia apagar mensagens de seus celulares
Embora as funcionárias denunciantes estivessem inicialmente dispostas a assinar um pacto de não agressão com a senadora Zenaida Delgado para interromper as declarações à mídia e vazamento de mensagens, as afetadas desistiram quando uma nova cláusula exigia que entregassem seus telefones.
"Primeiramente eles quiseram que nós entregássemos o celular para que pudessem apagar todas as conversas de WhatsApp. E que ela ia mandar seu técnico para que pudessem apagar todas as mensagens", explicou Lidia González, uma das três funcionárias que tornaram público o caso.
Como consequência, recusaram-se a assinar o acordo de mediação impulsionado pelo advogado da colorada, Óscar Tuma. "Não, de jeito nenhum vamos assinar", respondeu tajantemente em comunicação com a rádio Monumental 1080 AM na última quinta-feira à tarde.
As afetadas temem perder as provas mais contundentes que possuem sobre a pressão que a ex-Cruzada Nacional exercia para descontar as bonificações e exigir pagamentos de até G. 150 milhões em troca de seus nomeamentos.
Segundo relatou, o documento contemplava além disso a impossibilidade de apresentar uma querela contra a senadora e de falar com os meios de comunicação sobre o caso.
Para González, a assinatura do acordo contribuiria para o branqueamento da legisladora que está a um passo de sua expulsão do Congresso em meio a um vazamento de mensagens e áudios que explicariam o esquema de cobrança de pedágio salarial.
A funcionária apontou que inicialmente ouviu as explicações da advogada Arizelis Judit Memmel, associada independente ao escritório jurídico de Tuma e que havia anunciado que nesta sexta-feira se concretizaria a assinatura do documento.
Porém, após consultar com outros profissionais, decidiu desistir da negociação e dar por encerrado o vínculo com a representante legal. "Ali eu desisti totalmente", reforçou.
Lidia González sustentou que sua intenção é que a investigação avance no Ministério Público e que os fatos sejam esclarecidos pela Promotoria.
"O que estou exigindo é justiça e não posso pisar novamente na minha palavra se estou exigindo justiça", manifestou.
Nesse sentido, afirmou que está disposta a entregar seu telefone celular como elemento para a investigação e que não tem inconvenientes em se submeter às diligências do Ministério Público.
"Melhor colocar-se à disposição da Promotoria e que a Promotoria tire suas próprias conclusões", apontou.
A funcionária esclareceu que as outras duas afetadas mantêm a mesma postura de rejeição ao acordo. Também sustentou que não tem nada a ocultar diante da possibilidade de que suas declarações possam compromete-la.
"Vou me submeter à Justiça, aqui não há nada a ocultar, aqui não há nada a temer", expressou.
González deveria comparecer perante o Ministério Público, mas a diligência não se realizou porque sua advogada apresentou uma justificação de ausência por coincidir com um julgamento oral. A nova convocação foi fixada para o próximo 3 de novembro.
A funcionária também forneceu detalhes sobre os movimentos de dinheiro que fazem parte da denúncia. Segundo relatou, realizaram-se transferências para três contas diferentes e aplicaram-se descontos sobre suas bonificações desde 2023 até julho de 2026.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.