Quinta, 25 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Paraguai

Paraguai declara emergência nacional em segurança viária

25/06/2026 20:15 2 min lectura 15 visualizações
Paraguay declara emergencia nacional en seguridad vial

Declaração de emergência viária no Paraguai

O presidente da República, Santiago Peña, assinou a promulgação da Lei 7676/2026, por meio da qual se declara em situação de emergência nacional em matéria de segurança viária em todo o Paraguai diante dos elevados índices de sinistros, mortes e feridos de gravidade registrados nas vias públicas. A proposta legislativa foi recentemente sancionada pelo Congresso Nacional.

Papel da ANTSV na execução de medidas

Esta legislação encomienda à Agência Nacional de Trânsito e Segurança Viária (ANTSV) a execução de ações e medidas administrativas que sejam excepcionais e extraordinárias, orientadas à prevenção, fiscalização, controle e redução de acidentes de trânsito.

Entre as ações previstas se contemplam a utilização de ferramentas tecnológicas, a coordenação com outras instituições do Estado e o fortalecimento de campanhas de conscientização e educação viária dirigidas a condutores, motociclistas e pedestres.

Faculdades e alcances da norma

A ANTSV fica facultada para empregar ferramentas tecnológicas e coordenar esforços interinstitucionais, conforme o estabelecido no artigo 2 da Lei recentemente promulgada. Além disso, autoriza a implementação de mecanismos operativos, técnicos e interinstitucionais necessários para executar as medidas estabelecidas durante o período de emergência.

Estratégia complementar de conscientização

A legislação contempla de forma complementar a realização de campanhas de conscientização dirigidas à cidadania. Nesse sentido, dispõe a implementação de ações interinstitucionais e campanhas de conscientização e educação viária destinadas ao fortalecimento da segurança viária e garantir uma solução efetiva à situação crítica que atravessa este âmbito no país.

Origem e objetivos da proposta

A proposta legislativa foi apresentada pelos deputados Hugo Meza e Miguel del Puerto, com o objetivo de dotar o Estado de maiores ferramentas para enfrentar uma problemática que gera milhares de vítimas a cada ano e representa um dos principais desafios em matéria de saúde pública e segurança cidadã. A declaração de emergência permitirá acelerar a adoção de ações específicas destinadas a diminuir os índices de sinistralidade e reforçar as políticas públicas de prevenção em todo o país.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.