Segunda, 22 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Internacional

Papa adverte jovens sobre vício em telefone celular e pede que estabeleçam limites

22/06/2026 19:45 2 min lectura 6 visualizações
El papa advierte a los jóvenes de la adicción al teléfono móvil y pide que pongan límites

O papa León XIV advertiu sobre o risco de vício no uso excessivo do telefone e das aplicações, e exortou os jovens a estabelecerem limites para um uso saudável.

Existe, disse,

"uma espécie de vício que, propositalmente, as aplicações de nossos telefones móveis colocam em nossos programas. Tentam nos tornar dependentes desta tecnologia"
.

Por isso, o papa aconselhou os jovens a

"estabelecerem limites" e dizerem: "Depois de certa hora, não vou mais olhar meu telefone", "Em certos momentos, vou conversar com minha família em seu lugar; tentamos passar tempo juntos"
.

"É preciso buscar a Deus na oração, buscar a Deus juntos, em família, viver um pouco mais livremente desta dependência da tecnologia", disse-lhes.

Também indicou que

"a tecnologia pode ser muito boa e precisamos dela para muitas coisas, mas quando estamos juntos, não é necessário ter um telefone móvel, um celular ou um tablet em nossas mãos o tempo todo"
.

Leia mais: O Papa expressa sua dor por uma guerra na Ucrânia que se estende e pede vias de diálogo

"É muito importante formar amizades, nos reunirmos, jogarmos juntos, talvez até estudarmos juntos como pessoas, não como computadores ou máquinas, como tecno-robôs. Somos seres humanos, pessoas, e o contato com os outros é muito importante", assinalou às crianças reunidas na Aula Paulo VI.

As crianças lhe perguntaram se podia

"revelar um segredo sobre suas viagens"
e o papa explicou que quando viajava às vezes usava o GPS mas este o levava pelo caminho errado.
"Fiquei preso e não consegui chegar ao meu destino"
.

"Por isso digo que é importante não depender demais da tecnologia. É muito melhor aprender a pensar por nós mesmos, ter a capacidade crítica de saber para onde vamos na vida, nas viagens, no que seja. Estude bem, use a capacidade que Deus nos deu! Não preciso de um celular se meu cérebro funciona!"
, acrescentou.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.