Terça, 23 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Internacional

O Estreito de Ormuz registra o maior tráfego marítimo desde o fim de fevereiro

23/06/2026 11:45 3 min lectura 10 visualizações
El estrecho de Ormuz registra el mayor tráfico marítimo desde fines de febrero

Pelo menos 35 navios com matérias-primas atravessaram o Estreito de Ormuz na segunda-feira, um número recorde desde que a guerra no Oriente Médio começou no final de fevereiro, segundo dados da plataforma Kpler. Este volume de tráfego registra um incremento notável comparado com os períodos anteriores de conflito, quando a passagem estratégica para o comércio mundial de hidrocarbonetos e outras matérias-primas operava com limitações significativas.

Este movimento comercial representa quase um terço do volume que costumava ser registrado em tempos de paz, quando aproximadamente 120 barcos transitavam diariamente por esta passagem fundamental no comércio internacional.

Recuperação progressiva do tráfego

Durante o período mais intenso da guerra, entre 1º de março e 14 de junho, cruzavam o estreito diariamente menos de 10 navios de matérias-primas em média. Desde 15 de junho, um dia após o anúncio do acordo entre as partes, a média diária subiu para 21 navios, e nos últimos cinco dias alcançou 27 embarcações.

O Estreito de Ormuz reabrirá na semana passada após o acordo entre Irã e Estados Unidos para encerrar a guerra no Oriente Médio. No entanto, Teerã anunciou posteriormente o fechamento do estreito em resposta a operações militares no Líbano. Subsequentemente, Estados Unidos e Irã alcançaram um entendimento sobre mecanismos para deter os enfrentamentos naquela região e garantir a segurança da passagem estratégica.

Administração futura do estreito

O chefe negociador iraniano, Mohamad Baqer Qalibaf, afirmou que

a administração do Estreito de Ormuz nunca voltará a ser o que era antes da guerra
, conforme reportagens da agência oficial Irna.

Qalibaf apontou que o Irã administrará a via marítima, o que gera questões a respeito de possíveis taxas ou tarifas que poderiam ser aplicadas ao trânsito de embarcações pelo estreito.

Autorização para transações de hidrocarbonetos

Washington autorizou, até 21 de agosto, todas as transações relacionadas com a produção, venda e transporte de hidrocarbonetos de origem iraniana. Esta medida permite que a frota de petroleiros iranianos, previamente submetida a sanções internacionais, retome suas operações comerciais sem restrições.

Acesso a instalações nucleares

Com relação às instalações nucleares iranianas afetadas por operações militares, o Irã comunicou sua posição a respeito. O Ministério das Relações Exteriores indicou que não prevê permitir o acesso de inspetores do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA) a essas instalações.

O porta-voz da diplomacia iraniana, Esmail Baqai, declarou em coletiva de imprensa que

não tivemos nenhuma reunião com o diretor-geral do Organismo Internacional de Energia Atômica e tampouco prevemos que o Organismo inspecione as instalações nucleares iranianas danificadas pela agressão militar
.

Anteriormente, o vice-presidente americano JD Vance havia indicado, após conversas entre representantes de ambas as nações na Suíça, que os iranianos haviam demonstrado disposição em reinvitar os inspetores do OIEA, qualificando este gesto como um

marco importante
nas negociações.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.