Quinta, 25 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Paraguai

O centenário do primeiro partido de futebol feminino no Paraguai

09/05/2026 08:16 4 min lectura 101 visualizações
El centenario del primer partido de fútbol femenino en el Paraguay

O futebol moderno nasceu na segunda metade do século XIX na Inglaterra e chegou à América Latina com os operários ingleses que trabalhavam na construção dos sistemas ferroviários do Brasil e Argentina.

De fato, o primeiro partido de futebol no Paraguai foi realizado em 1896 em Borja, Departamento de Guairá, entre os moradores locais e Everton, um time composto por trabalhadores ingleses da ferrovia Paraguay Central Railway, então em construção.

Pouco depois, o esporte foi introduzido em Assunção por um professor de Educação Física holandês, William Paats, que organizou o primeiro partido lá em 23 de novembro de 1901.

O primeiro partido de futebol feminino oficialmente reconhecido na Inglaterra foi realizado em março de 1895. No entanto, foi desaprovado pelas associações de futebol masculino e não contava com seu apoio. Isso se devia a uma suposta ameaça à natureza masculina do esporte.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o aumento do emprego feminino na indústria pesada de armamentos incentivou a difusão do esporte. Em 26 de dezembro de 1917, um partido entre equipes femininas da Inglaterra e Irlanda atraiu 20.000 espectadores.

A despeito de ser mais popular do que vários partidos masculinos de futebol – um jogo de mulheres atraiu 53.000 espectadores – em dezembro de 1921 o futebol feminino foi suspenso quando a associação nacional, Football Association (FA), proibiu os partidos entre mulheres nos estádios dos clubes membros de sua associação.

A FA opinava naquela época que

"o esporte do futebol não é nada apropriado para mulheres e que não se deveria promovê-lo"
.

Incrivelmente, a proibição do futebol feminino pela FA na Inglaterra se manteve por quase 50 anos até janeiro de 1970 e foi apenas em 2008 (87 anos depois) que a FA emitiu um pedido de desculpas por tê-lo proibido. Várias ex-jogadoras e especialistas no assunto opinam que a proibição se devia em grande parte à inveja pelas grandes multidões atraídas para ver os partidos femininos e também porque a FA não podia controlar as receitas arrecadadas desses partidos, que se dedicavam a fins de caridade.

Proibições semelhantes às da FA foram introduzidas em muitos outros países. A associação de futebol da Alemanha e da França proibiram o futebol feminino entre 1955-1970 e 1941-1970, respectivamente. No Brasil, o governo de Getúlio Vargas e a ditadura militar proibiram o futebol feminino entre 1941 e 1979.

Assim como aconteceu no resto do mundo, o futebol feminino chegou muito tarde ao Paraguai devido aos preconceitos masculinos, reforçado pelo poder da Igreja Católica e dos governos autoritários.

Foi proibido pela ditadura de Stroessner e nas escolas rurais foram punidas as meninas que tentavam jogá-lo com os meninos. Apesar da proibição, em 13 de julho de 1980, dois times femininos disputaram um partido no intervalo de um clássico entre Olimpia e Guaraní, desafiando as restrições. Mas no dia seguinte, Osvaldo Domínguez Dibb, então presidente do Olimpia, recebeu um telegrama do Conselho Nacional de Desportos, intimando-o sobre o ocorrido e lembrando-lhe que a prática do futebol era exclusividade de homens e não para mulheres.

Hoje em dia se comemora 16 de agosto de 1997 – oito anos depois da queda de Stroessner – como o início formal do futebol feminino no Paraguai. Foi naquela data que se iniciou o primeiro torneio oficial de futebol feminino da então Liga Paraguaia quando Atlético Colegiales e Deportivo Encarnación jogaram o primeiro partido no campo de Silvio Pettirossi.

No entanto, na realidade o primeiro partido de futebol feminino foi realizado muito antes, em 14 de maio de 1926, e apenas uma década depois da fundação da Associação Paraguaia de Futebol (APF) em 1906.

Não é surpreendente que a estreia tenha sido em Sapucái, pequeno município fundado há pouco tempo e localizado a cerca de 50 quilômetros de Assunção.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.