Negociação do Anexo C não tem prazo de encerramento e aposta em visão a longo prazo, afirmou Peña
Negociação sem datas limite
O presidente da República, Santiago Peña, afirmou que os trabalhos técnicos entre Paraguai e Brasil continuam de maneira permanente no que respeita à renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipú Binacional. Sustentou que não existe uma data limite para alcançar um acordo e adiantou que o tema poderia voltar a ser abordado durante a próxima Cúpula do Mercosul, que se realizará em Asunción entre 29 e 30 de junho.
Visita a obras de infraestrutura
Durante uma visita às obras da ponte internacional que unirá Carmelo Peralta com Porto Murtinho, o mandatário conversou com vários meios de imprensa e assinalou que esta negociação está se dando entre duas nações que estão associadas, Paraguai e Brasil, esclarecendo que os trabalhos nunca se interromperam.
Relação harmoniosa bilateral
Peña destacou que o Paraguai tem uma relação realmente harmoniosa com o Brasil em todos os temas, incluído na Itaipú Binacional. Tanto o Brasil quanto o Paraguai decidiram designar ministros do Poder Executivo no conselho, onde se levam adiante essas conversações.
"Há trabalhos técnicos que estão sendo discutidos, e tenho certeza de que a próxima semana, no âmbito da Cúpula do Mercosul que vamos celebrar em Asunción, vamos ter também a oportunidade de abordar estes temas", precisou.
Um processo de longo alcance
O mandatário reafirmou que a negociação é um processo que se iniciou já há muito tempo, mas não tem uma data de culminação. Explicou que não há uma data limite na qual sim ou sim se deva chegar a um acordo ou do contrário se rompa o tratado.
"Não, pelo contrário, o tratado é um instrumento jurídico que tem mais de 50 anos, que nos permitiu o desenho da construção de uma represa, a construção, e nos permitiu operar e pagar 100% da dívida, como ocorreu no ano 2023. Agora nós temos ainda um horizonte que desce a 100 anos; se alguém faz os cálculos técnicos de qual é hoje a vida útil da represa Itaipú e todos os estudos dizem que no mínimo 100 anos", comentou.
Enfoque no desenvolvimento futuro
O presidente enfatizou que se está trabalhando sobre como olhar para frente, como fazer que Itaipú continue sendo uma grande fonte de geração de energia elétrica, e que seja uma fonte de desenvolvimento tanto para o Paraguai quanto para o Brasil.
"Por isso, insisto, as conversações continuam e o olhar do Paraguai é que queremos sonhar em grande, queremos realmente projetar para os próximos 20, 30, 40 anos e não tanto olhar qual é o resultado que vamos ter o próximo mês ou no fim do ano", reafirmou.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.