Mais de 1.570 internados em decorrência dos vírus respiratórios em um mês
Respire fundo e cuide-se. O último informe da Direção Geral de Vigilância da Saúde revela como as afecções respiratórias estão afetando a população.
O relatório indica que nas últimas quatro semanas são 1.572 os pacientes que foram ou estão internados nos diferentes hospitais em decorrência das infecções respiratórias agudas graves (IRAG).
Vigilância detalha também que desse total, 18% foi internado em terapia intensiva. A cifra situa-se acima do limiar estacional e dentro da curva epidêmica média, o que indica um nível elevado de ingressos para a estação.
No entanto, esclarece o informe, as cifras estão dentro do esperado para a época do ano.
No que corresponde às faixas etárias de internados por IRAG, os adultos maiores representam o maior percentual, seguida da faixa de crianças e jovens entre os cinco e 19 anos, fechando o grupo mais afetado com menores de dois anos.
Nas últimas três semanas as notificações por doença tipo influenza nos centros sentinela foram de 10.581 consultas. A nível país, estas chegam a 39.546.
O número de óbitos por doenças respiratórias nas últimas quatro semanas foi de 25, elevando o total no ano a 104 vítimas.
O Ministério da Saúde recorda à população as medidas de prevenção e sobretudo a imunização contra a influenza. As doses estão disponíveis nos diferentes postos de vacinação públicos.
Prognóstico. A entrada da onda de frio no domingo passado deixará esta semana temperaturas abaixo dos 10 graus e máximas que não chegarão aos 20. Para hoje a mínima será de seis graus, amanhã e quinta-feira cinco e sexta-feira seis novamente, segundo o prognóstico estendido.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.