Segunda, 22 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Internacional

Keir Starmer anuncia sua renúncia como primeiro-ministro britânico

22/06/2026 17:00 3 min lectura 9 visualizações
Keir Starmer anuncia su dimisión como primer ministro británico

Anúncio oficial da renúncia

Em uma declaração diante da residência oficial de Downing Street, o chefe do Governo comunicou que já havia informado ao rei Carlos III, chefe do Estado britânico, sobre sua decisão de deixar o cargo. Starmer expressou seu compromisso de facilitar uma transição ordenada à frente do Executivo.

"Cada decisão que tomei foi antepondo o país que desejo. Por isso, renunciarei como líder do Partido Trabalhista", manifestou Starmer visivelmente emocionado diante das câmeras de televisão, cercado de seus ministros e do pessoal que trabalha em Downing Street.

Cronograma para a sucessão

Starmer, que chegou ao poder com maioria absoluta em julho de 2024, solicitou ao Comitê Nacional Executivo do Partido Trabalhista que estabeleça um calendário para a apresentação de candidaturas à sucessão com data limite de 9 de julho. O processo de eleição será concluído antes do recesso parlamentar de verão, no final do mês.

Espera-se que o novo líder do Partido Trabalhista e primeiro-ministro britânico assuma o poder em setembro, antes do retorno das sessões do Parlamento britânico, ou até mesmo com maior antecedência se houver um único candidato.

Em conformidade com os procedimentos habituais para evitar um vácuo de poder, Starmer permanecerá no cargo até a eleição do novo líder, comprometendo-se a oferecer todo seu apoio ao seu sucessor.

Contexto político

A decisão de Starmer ocorre após enfrentar pressões de ministros e deputados trabalhistas como resultado dos reveses eleitorais sofridos nas eleições locais inglesas e regionais na Escócia e País de Gales realizadas em 7 de maio.

Acompanhado por sua esposa, Victoria, o líder trabalhista lembrou que dois anos atrás o Partido Trabalhista retornou ao poder após 14 anos na oposição. Naquele momento, expressou, iniciou-se "um novo capítulo na história de nosso país após anos de decepção e desesperação, com a oportunidade de melhorar a vida de milhões de pessoas".

Avaliação de gestão

"Disseram-me repetidas vezes que meu partido estava acabado, que estávamos condenados à história, que uma maioria nas eleições gerais, e muito menos uma esmagadora, era impossível. Mas demonstramos a eles que estavam errados, porque transformamos nosso partido, erradicando o veneno do antissemitismo, restaurando a confiança na economia, na defesa e na segurança nacional, e nos tornando novamente um partido", afirmou.

No entanto, reconheceu que seu partido agora lhe colocava a questão sobre sua capacidade de dirigir a formação até as próximas eleições gerais, previstas para 2029. Após ouvir essa preocupação, concluiu que deveria deixar a liderança.

Sucessores potenciais

Entre os candidatos a suceder Starmer destaca-se Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, que foi eleito deputado ao conquistar o assento de Makerfield no noroeste da Inglaterra. Burnham, uma figura carismática dentro do trabalhismo, confirmou sua intenção de se apresentar como candidato, exigindo o apoio de um mínimo de 81 deputados trabalhistas, percentual estimado em 20% do grupo parlamentar. Estima-se que já conta com apoio de pelo menos 200 deputados.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.