Terça, 23 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Internacional

Irã confirma que estreito de Ormuz "está completamente aberto" para navios comerciais

23/06/2026 11:01 3 min lectura 10 visualizações
Irán confirma que estrecho de Ormuz "está completamente abierto" para barcos comerciales

Assim o afirmou o embaixador iraniano perante Nações Unidas em Genebra, Ali Bahreini, que precisou que os navios não terão que fazer nenhum pagamento para utilizar esta via marítima, pelo menos durante esses sessenta dias.

O que ocorra depois, incluído o trânsito de embarcações militares, dependerá do resultado das negociações, acrescentou.

O diplomata antecipou, porém, que "a situação não será a mesma que antes da guerra" no estreito de Ormuz, uma vez que o Irã agora entende que "nossos inimigos a utilizaram para equipar suas bases no Golfo Pérsico e atacar nosso país".

"E não permitiremos que continuem se preparando para atacar nosso país no futuro", reafirmou, sem precisar se o Governo iraniano tem uma ideia concreta para restringir ou controlar de algum modo a travessia do estreito.

O que sim disse é que o Irã discutirá com Omã — país com o qual compartilha a soberania desta passagem — "que disposições são necessárias para o estreito".

Assegurou que o Irã não vê o estreito de Ormuz como uma potencial fonte de receitas.

Por outro lado, o embaixador desmentiu em nome de seu governo que o Irã tenha aceitado que especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizem inspeções nas instalações nucleares neste país.

"Não houve negociações sérias em relação a este assunto, portanto qualquer informação que tenha sido dada sobre permitir que inspetores vão ao Irã é incorreta".

Em resposta a perguntas de jornalistas, Bahreini disse que seu país será o único que decidirá sobre o uso de seus ativos no exterior que serão desbloqueados, conforme a decisão anunciada no dia anterior pelos Estados Unidos.

"Não haverá nenhuma entidade ou outra parte (nas negociações) que tenha algo a dizer sobre como se usam", disse a propósito das declarações do presidente Donald Trump que assegurou que esses fundos serão fiscalizados por seu país e Catar, e servirão para comprar "milho, soja e trigo" aos agricultores estadunidenses.

Precisou que serão 12.000 milhões de dólares desbloqueados em dois lotes de 6.000 milhões de dólares, o primeiro dos quais "ou já está feito ou está em processo de se completar".

O diplomata indicou também que seu país negocia com EUA "com muita prudência porque não há razão para confiar" e que se sentou à mesa de negociações foi em resposta ao pedido de países que considera "amigos" e porque não queria continuar prejudicando a economia mundial.

Sobre a continuação das negociações, indicou que ainda resta formar dois grupos de trabalho que se dedicarão em paralelo à questão da anulação das sanções e às atividades nucleares do Irã.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.