Sexta, 26 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Paraguai

Impulsam a padronização da mobilidade elétrica local

26/06/2026 13:45 2 min lectura 9 visualizações
Impulsan la estandarización de la electromovilidad local

Em uma ação estratégica para organizar e assegurar o futuro do transporte sustentável, oficializou-se a reativação do Comité Técnico Nacional CTN 61, dedicado à Automatização de Sistemas Elétricos e Smart Grid, em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia, Normalização e Metrologia (INTN).

O objetivo desta mesa é redigir as regras do jogo para a electromovilidade no país, começando pelo setor que maior impacto tem na cidadania: O transporte público. O primeiro bloco de trabalho do comité se centrará exclusivamente nos ônibus elétricos, utilizando como cobaias os projetos piloto que já estão sendo implementados no Centro TASK.

Uma recente comitiva interinstitucional avaliou as instalações deste centro, confirmando que as futuras normativas se basearão em dados empíricos e no comportamento real dos veículos em território nacional, em lugar de depender unicamente de projeções teóricas, informaram desde o PTI de Itaipu.

O engenheiro Tamatía Colmán, assessor em electromovilidade do PTI Paraguai, colocou sobre a mesa a urgência desta medida.

"A padronização no transporte público é urgente. Contar com projetos piloto nos permite avaliar o comportamento real de sistemas e carregadores que superam os 600 volts de corrente contínua".

Segundo Colmán, a meta do comité é blindar a segurança não apenas dos passageiros, mas também dos técnicos automotivos e dos serviços de emergência, quem devem saber exatamente com o que se deparam em caso de um incidente.

No curto prazo, o subcomité se enfocará em adotar normativas internacionais de alto calibre, como a série ISO 6469, que regula a segurança dos veículos elétricos e seus sistemas de armazenamento de energia.

Esta barreira regulatória tem um duplo benefício. Por um lado, protege o consumidor final e a infraestrutura nacional de tecnologias deficientes ou de procedência duvidosa. Por outro, envia uma mensagem clara aos investidores internacionais: Paraguai está construindo um marco previsível, sério e padronizado para injetar capital na mobilidade verde.

Com a reativação do CTN 61, Paraguai busca estar à altura dos padrões mais exigentes do mundo e estabelecer um manual de instruções.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.