Quarta, 24 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Política

Funcionários municipais de Assunção pavimentaram quadra privada com asfalto da Prefeitura, segundo vereador

24/06/2026 16:45 2 min lectura 7 visualizações
Funcionarios municipales de Asunción pavimentaron cancha privada con asfalto de la Comuna, según edil

O vereador Pablo Callizo (PPQ) apresentou uma moção na qual se refere a "denúncias apresentadas por vizinhos" sobre o uso supostamente irregular de recursos da Municipalidade de Assunção. Em sua exposição, Callizo indicou que estariam sendo utilizados materiais e máquinas municipais "para pavimentar propriedades privadas".

Durante a sessão ordinária, o vereador exibiu vídeos nos quais se observam supostos trabalhos de pavimentação de um estacionamento e uma quadra de futebol privada.

"São cerca de 900 metros quadrados que foram asfaltados, isso equivale ao que estimamos, 70 toneladas de asfalto e um prejuízo patrimonial de pelo menos G. 100 milhões para a Municipalidade", assegurou Callizo.

"Vê-se o caminhão da Municipalidade, como os rapazes estão asfaltando como se nada fosse no terreno privado. Evidentemente é para arrecadar para a campanha. Os rapazes estão fazendo o negócio da vida utilizando os recursos da Municipalidade", acrescentou.

Callizo também mencionou que por trás deste caso estariam vereadores e diretores da Municipalidade de Assunção, alguns em busca da reeleição.

A vereadora Jazmín Galeano (PPQ) ressaltou que os "bens e o pessoal municipal devem estar afetados unicamente aos fins públicos, de forma alguma deveriam estar a serviço, oferecendo com recursos municipais e prestando serviços a entes privados".

Por sua vez, o vereador Humberto Blasco (PLRA) qualificou esta situação como um "fato punível, tipificado e castigado pelo Código Penal", e assegurou que cabe citar os diretores responsáveis perante a Junta Municipal e encomendar à intendência a abertura de um processo administrativo, além de encaminhar a denúncia ao Ministério Público.

"Disse-se G. 350.000 por metro quadrado, (...) 900 metros quadrados são G. 315 milhões de recursos municipais que foram extraídos aparentemente", referiu Blasco.

Callizo também pediu como mínimo "um processo administrativo a todos os funcionários responsáveis" e solicitou a presença imediata do diretor de Viabilidade para prestar contas.

Embora o vereador tenha pedido o tratamento sobre a mesa da referida moção, houve uma oposição manifesta por parte do vereador Juan Carlos Ozorio (ANR-HC), que pediu para que fosse encaminhado à comissão correspondente para "tratar ali essas questões".

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.