Sábado, 27 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Brasil-Paraguai

Tarifa energética de Itaipu poderá ser reduzida em 2027, reafirma diretor brasileiro

12/05/2026 13:45 2 min lectura 101 visualizações
Tarifa energética de Itaipú se podrá reducir en el 2027, reafirma director brasileño

Durante uma entrevista concedida ao programa Empresa Brasil de Comunicação, Verri relembrou que desde o início da atual administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu-se reduzir em 30% o valor da tarifa e manter congelado o preço até 2026.

"O presidente Lula nos encarregou em 2023 baixar a tarifa tanto quanto fosse possível. Conseguimos reduzir a quantidade paga em 30% e congelar a tarifa", afirmou o executivo brasileiro de acordo com o informado pela Assessoria de Comunicação, margem esquerda.

Igualmente, indicou que as conversações entre ambos os países continuam e se mostrou otimista quanto ao resultado. "O que sim podemos dizer à população brasileira é que a tarifa da energia produzida por Itaipu para 2027 será ainda mais barata que a que se cobra hoje", garantiu.

Leia também: Anexo C: Itaipu priorizará o investimento em geração ante o fim da abundância

Verri também destacou o papel estratégico da hidrelétrica dentro do sistema energético brasileiro, especialmente diante do crescimento de fontes intermitentes como a energia solar e eólica.

"Se não há vento nem sol, Itaipu entra com sua energia firme, assegurando estabilidade e segurança energética para o Brasil", explicou.

Além disso, mencionou que a binacional vem ampliando seus investimentos em outras fontes renováveis, como plantas solares flutuantes, pesquisas sobre hidrogênio verde, biogás e combustível sustentável para aviação.

Saiba mais: ANDE reporta novo recorde de consumo elétrico ante altas temperaturas no Paraguai

No âmbito socioambiental, detalhou que desde 2023 Itaipu Binacional desenvolve projetos em 434 municípios do estado do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul, com iniciativas vinculadas a infraestrutura rural, instalação de painéis solares, apoio à agricultura familiar e fortalecimento de cooperativas de recicladores.

Finalmente, adiantou que também se realizam estudos para ampliar a capacidade de geração e aumentar a produtividade das unidades atuais, com o objetivo de oferecer mais energia limpa, segura e acessível tanto para brasileiros quanto paraguaios.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.