Quarta, 24 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Política

Simpósio Internacional: Peña destaca utilização de tornozeleiras eletrônicas no Paraguai

24/06/2026 14:30 3 min lectura 8 visualizações
Simposio Internacional: Peña destaca utilización de tobilleras electrónicas en Paraguay

Inovação tecnológica no sistema de justiça

O presidente da República, Santiago Peña, participou da sessão inaugural do Simpósio Internacional sobre Monitoreo Eletrônico e Justiça Moderna. Este encontro reúne representantes dos distintos poderes do Estado, organismos especializados, atores do sistema de justiça e atores internacionais, com o objetivo de refletir sobre os grandes desafios e a construção de sistemas de segurança mais eficientes e de acordo com a realidade atual.

Durante sua intervenção, o mandatário ressaltou que a tecnologia pode se converter em uma poderosa aliada para melhorar o sistema de Justiça se for aplicada de maneira responsável, com critérios técnicos e respeito pelos direitos humanos. Neste contexto, destacou que o Paraguai aplica pela primeira vez o sistema de tornozeleiras eletrônicas no sistema de justiça.

Benefícios do monitoreo eletrônico

O presidente explicou que o monitoreo eletrônico representa uma das inovações mais relevantes nas últimas décadas. Assinalou que nem todas as pessoas submetidas a processos judiciais requerem necessariamente ser privadas de liberdade em estabelecimentos penitenciários, e que o monitoreo eletrônico permite garantir o cumprimento de medidas judiciais enquanto se mantêm níveis adequados de controle e supervisão.

Indicou ainda que este novo sistema contribui para a melhoria da administração dos recursos penitenciários, reduz pressões sobre o sistema carcerário e permite que as instituições concentrem seus esforços em casos que requerem maior restrição.

O mandatário enfatizou que as tornozeleiras eletrônicas são ferramentas que permitem supervisionar o cumprimento de medidas judiciais, fortalecer a proteção das vítimas e melhorar o controle sobre as pessoas submetidas a processos judiciais, otimizando assim a utilização de recursos estatais.

Dispositivos em funcionamento

O ministro do Interior, Enrique Riera, informou que o Paraguai conta atualmente com 1.000 dispositivos de monitoreo eletrônico disponíveis, dos quais cerca de 130 já se encontram ativos. Segundo o funcionário, estas ferramentas podem contribuir significativamente para otimizar os recursos destinados ao controle de pessoas submetidas a medidas judiciais.

Participação internacional

O encontro contou com a presença do ministro do Interior, Enrique Riera Escudero, e com a participação especial do honorável juiz William J. Nelson, magistrado do Tribunal Superior do Condado de Marion, Indiana (Estados Unidos), reconhecido referente na implementação de programas de monitoreo eletrônico dentro dos sistemas de justiça contemporâneos.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.