Saúde abre investigação em hospital após suposta negligência em Santa Rosa del Aguaray
O doutor Roberto González, diretor do Hospital General de Santa Rosa del Aguaray, confirmou que o Ministério da Saúde ordenou uma auditoria ao centro de saúde após a morte de uma menina de 11 anos por um caso de meningite.
"Se ordenou uma auditoria médica para determinar as responsabilidades e se investigará cada profissional que a tenha atendido dentro da guarda, seja pediatra, seja técnica em Enfermagem, e investigaremos", explicou o diretor médico em comunicação com rádio Monumental 1080 AM.
González indicou também que transferirão toda a documentação ao Ministério Público caso exista alguma responsabilidade penal por parte dos funcionários.
A investigação interna determinará se foram cumpridos os protocolos no momento em que a paciente deu entrada.
"Se realizaram exames de laboratório, tomografias, e se proporcionaram analgésicos pelo quadro de cefaleia", acrescentou.
Dois tios da menina estão internados sob suspeita de meningite e aguardam resultados que foram enviados a Assunção para determinar se há lesões no cérebro.
No dia 14 de junho, a menina foi levada por seus pais ao referido centro de saúde devido a intensas dores de cabeça que, segundo relataram os familiares, se apresentavam de forma persistente e preocupante.
De acordo com a denúncia dos pais, durante a primeira consulta os médicos teriam diagnosticado um quadro de sinusite acompanhado de infecção, indicaram que a situação não representava gravidade e recomendaram tratamento ambulatorial em seu domicílio.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.