Precisamos de Larry
De tudo o que saiu na imprensa nas últimas semanas, o problema e a preocupação a Superintendência de Bancos tem claramente identificado: a exposição de um banco a suas empresas vinculadas acima do margem autorizado, que observando seus balanços auditados dos últimos anos se vê claramente. Algo que está à vista não necessita de uma conspiração para que se revele.
Basileia aprendeu há tempos que a vinculação da carteira de crédito à propriedade dos acionistas de um banco é um câncer que corrói o patrimônio destes e compromete a solvência de todo o sistema. Nós o aprendemos na crise financeira 1995/2003 e incorporamos o conceito da supervisão baseada em risco, desenhada para antecipar a jogada, olhando a substância sobre a forma. Não é um mero exercício de predição, mas o escudo da estabilidade financeira: a audácia de intervir quando o balanço ainda sorri, mas o perfil de risco já anuncia a tempestade. Não espera a insolvência; identifica os sintomas invisíveis da governança e sufoca a primeira faísca. Por quê? Porque em um banco o acionista arrisca cerca de 10% de seus recursos e os 90% restantes é dinheiro de terceiros. Por isso a lei limita a 20% do patrimônio efetivo do banco que pode se expor ao seu próprio grupo de vinculados.
Monitorar este risco é uma obrigação da Superintendência de Bancos, e não deveria resultar-lhe complicado: tem décadas de experiência fazendo-o e fazendo-o muito bem; tem gente competente, capacitada e com coragem para isso. As ferramentas com que conta são superiores às de 95; basta lembrar que naquela época o marco regulatório era o Decreto 18/52, a Carta Orgânica do BCP e a Lei 417/73, que estabeleciam o marco de supervisão financeira. O procedimento para determinar qualquer irregularidade era submeter a discussão a um sumário administrativo que era interminável, pois depois da sanção administrativa vinha a discussão judicial e a multa mais alta era — creio — de G. 2.000.000. Sua confirmação tardava anos.
Hoje isso deveria ser coisa do passado, pois a lei é clara; o BCP tem até autorização para presumir a vinculação
igualmente, se considerará que existe uma única unidade de risco, quando se presuma que os créditos outorgados a um devedor beneficiarão a outro ou àqueles devedores com garantias cruzadas que se respaldem com uma mesma garantia ou quando a capacidade de pagamento de um deles esteja intimamente vinculada ou dependa significativamente de outro(artigo 47 Lei 861/96). O sumário para determinar a vinculação seria voltar ao passado.
A preocupação do Senado deveria ser a do Banco Central; que deve jogar ao antecipo, estar alerta, adiantar-se à jogada como a Superintendência vem fazendo desde décadas. É ver a jogada antes.
Ninguém a viu melhor que Larry Bird em maio de 1987, na final da Conferência Leste da NBA. Faltavam cinco segundos, os Pistons ganhavam por um e tinham a bola, e Bird leu o passe antes de que saísse das mãos de Isiah Thomas (https://www.nba.com/watch/video/2020/05/25/2020525-larry-bird-steals-inbound-pass-may-26-1987).
Esse é o antecipo que se espera. Larry está, precisamos que jogue.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.