O grupo Néstor Ló e Los Caminantes é designado como embaixador do Paraguai
O vocalista do grupo, Néstor López, destacou a relevância do reconhecimento e o desafio de representar o Paraguai em cenários internacionais.
Também ressaltou que, após quase 10 anos de trabalho, tem a oportunidade de representar a guarania em nível mundial, atualmente reconhecida pela Unesco, com uma turnê pela Europa.
Mostrou-se orgulhoso de portar a bandeira paraguaia em cenários do mundo.
Esta designação como "embaixador de marca país Paraguai" permitirá somar uma nova referência ao país e projtar a identidade cultural guarani ao mundo, informaram do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).
A distinção reconhece a trajetória da agrupação, que na última década se consolidou como uma referência do folclore paraguaio contemporâneo, após receber vários reconhecimentos em festivais nacionais e regionais.
Entre seus recentes êxitos destacam-se a designação como "referente turístico do Paraguai", outorgada pela Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), e o reconhecimento a Melhor Álbum do Ano, nos Propyá Awards 2026 pela sua produção Ndaipóri Frontera.
A entrega da licença Marca País ocorre antes da primeira turnê europeia da nucleação, que contempla sua participação no Festival Internacional de Patrimônio Cultural Imaterial Lauksnos, em Klaipėda, Lituânia.
A atuação acontece após um convite da Comissão Lituana para a Unesco, para representar a guarania como embaixadores oficiais e em representação da América Latina, convocada para a quinta edição do evento internacional.
A turnê "Ndaipóri Frontera" prevê shows em Londres (Inglaterra), Dublin (Irlanda), Paris (França), Madrid, Barcelona e Málaga (Espanha), entre outros.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.