Nadia, a trabalhadora que resgatou duas crianças que fugiram de uma creche
Uma manhã de trabalho comum se transformou em uma história de resgate para Nadia Báez, trabalhadora de um posto de gasolina localizado em Villa Elisa. Por volta das 10h18 de quarta-feira, esta funcionária conseguiu identificar e auxiliar duas crianças de entre 2 e 3 anos que deambulavam sozinhas, descalças e com roupas insuficientes pela rua Colonia Elisa, dirigindo-se em direção a uma zona de intenso trânsito de veículos.
As imagens de circuito fechado registraram os pequenos percorrendo várias quadras. Um menino caminhava sem sapatos nem meias, enquanto a menina usava casaco insuficiente apesar das baixas temperaturas. Ambos repetiam constantemente a palavra "parque".
O resgate e a busca de respostas
Ao se dar conta da situação, Nadia os conduziu até o posto de gasolina onde trabalha. "Fui agarrar as crianças e as trouxe até o bomba onde trabalho. Liguei para minha chefe e meus colegas porque não entendíamos o que estava acontecendo. Pensamos que logo apareceriam seus pais", relatou a trabalhadora. Porém, nenhum adulto responsável se apresentou para buscá-los.
Enquanto Nadia mantinha os menores sob vigilância, um colega percorreu a região para localizar seus familiares. A descoberta foi reveladora: as crianças procediam do Centro de Atención Integral de la Primera Infancia (CAIPI) Torore, localizado a aproximadamente quatro quadras do local onde foram encontradas. Na creche ainda não se tinham dado conta do desaparecimento.
"Meu colega foi até a creche e aí recém se deram conta de que faltavam duas crianças", comenta Báez sobre o momento em que pessoal do centro infantil, dependente da Gobernación de Central e do Ministerio de la Niñez y la Adolescencia (MINNA), foi alertado sobre o ocorrido.
Contexto do incidente
De acordo com as autoridades do centro infantil, os menores participavam em atividades comemorativas da festividade de San Juan quando conseguiram abandonar o terreno sem supervisão. Analía López, coordenadora do programa Torore, explicou que "as crianças se encontravam em uma praça interna do terreno compartilhando jogos e atividades recreativas quando abandonaram o lugar. Em um momento saem do centro e é apenas quando uma pessoa adulta vem nos avisar que havia encontrado duas crianças que as educadoras começam a procurá-las e identificá-las".
Investigação institucional
O incidente gerou considerável inquietação entre pais e vizinhos, especialmente considerando que os menores estiveram expostos a uma zona de alto trânsito de veículos. Um agente policial durante uma reconstrução televisiva dos fatos apontou: "Se ela não os visse, podiam ter continuado caminhando, se perder ou sofrer um acidente".
Após o ocorrido, a instituição informou que iniciou uma investigação interna para determinar responsabilidades e avaliar possíveis sanções. O caso continua gerando reflexões sobre os protocolos de segurança e supervisão em centros de atención infantil da região.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.