Muslera se retira no segundo tempo após erro defensivo em partida contra Espanha
A mudança no gol
O experiente arqueiro Alfredo Muslera, portando em seu uniforme o distintivo de legado que a FIFA lhe concedeu por sua presença em cinco Mundiais, foi substituído para o segundo tempo após uma defesa deficiente ante um chute direto de Baena que resultou no gol da Espanha aos 42 minutos.
Sergio Rochet, que foi titular do Uruguai durante as eliminatórias sul-americanas, assumiu a posição no complemento, apesar de ter sido relegado ao banco de suplentes no torneio mundial.
Decisão do arqueiro
Segundo Marcelo Bielsa, a variação na posição de goleiro foi decisão do próprio Muslera. O técnico declarou à Directv momentos após o término da partida correspondente à última rodada do Grupo H em Guadalajara, México:
"Tínhamos um potencial que me tocou administrar e não consegui que o nível das individualidades permitisse conformar um time poderoso, proporcional à qualidade de seus jogadores"
Análise do técnico
Na coletiva de imprensa posterior à partida, Bielsa explicou sua decisão tática de substituir o volante e capitão Federico Valverde para dar entrada ao atacante Federico Viñas durante o segundo tempo, com o propósito de potencializar o ataque uruguaio.
O técnico argentino de 70 anos considerou que a terceira colocação do Uruguai no Grupo H não corresponde com seu desempenho nos três encontros disputados. Estimou que de sete pontos que a equipe merecia acumular, obteve apenas dois, atribuindo este resultado à baixa efetividade ofensiva, com três gols anotados no total.
Avaliação da partida
Sobre o confronto desta sexta-feira contra a Espanha, Bielsa sustentou que o desenvolvimento da partida foi equilibrado e que o Uruguai deveria ter conseguido um empate. Analisou que a atitude do time não merece críticas, assim como tampouco o aspecto físico, e que o desempenho tático não foi determinante no resultado.
O técnico reconheceu uma diferença notável no desempenho entre ambas as seleções:
"A naturalidade com a qual a Espanha impõe seu jogo não é igual para nós, que nos custou enormemente sustentar o projeto que tínhamos que jogar"
Encerramento de ciclo
Após uma gestão de 39 meses à frente do Uruguai, Bielsa manifestou que o que deixa ao futebol uruguaio é nada. O argentino havia anunciado previamente em maio que não continuaria no cargo após esta Copa do Mundo.
O Uruguai foi a única seleção sul-americana eliminada na fase de grupos, rompendo uma sequência que remontava a Coreia do Sul e Japão 2002, torneio em que a Celeste registrou dois empates e uma derrota sem conseguir vitórias.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.