Muslera decidiu não jogar o segundo tempo após seu erro
O veterano Muslera, que ostentava em sua camisa o escudo de legado que a FIFA lhe concedeu por sua presença em cinco Mundiais, realizou uma defesa deficiente ante um remate sem complicações de Baena que resultou no gol da Espanha ao minuto 42.
Foi substituído no segundo tempo por Sergio Rochet, que havia sido o titular da Celeste na eliminatória sul-americana, mas Bielsa o colocou no banco de suplentes no Mundial.
A decisão da variação de goleiros nesta sexta-feira "não a tomei, é uma decisão que tomou o próprio Muslera", disse um parco Bielsa à Directv minutos após o final da partida pela última rodada do Grupo H em Guadalajara, México.
"Tínhamos um potencial que me tocou gerenciá-lo e não consegui que o nível das individualidades permitisse conformar um time poderoso, proporcional à qualidade de seus jogadores", resumiu o Loco Bielsa.
Posteriormente, na coletiva de imprensa pós-partida, explicou sua decisão de tirar durante o segundo tempo o volante e capitão Federico Valverde para dar entrada ao atacante Federico Viñas.
"Pretendi dar uma potência ao ataque", assegurou.
O técnico argentino, de 70 anos, considerou que o terceiro lugar da Celeste no Grupo H não corresponde ao seu desempenho nos três partidos.
"De sete pontos que merecíamos ganhar, obtivemos dois", considerou e o atribuiu à baixa efetividade no ataque, com três gols anotados.
"Não conseguimos um percentual aceitável de gols com as oportunidades que criamos", explicou.
Quanto à derrota desta sexta-feira ante a Espanha, Bielsa sustentou que "o transcurso da partida foi equilibrado e deveríamos tê-la empatado".
"A atitude não merece ser reprovada, o aspecto físico menos ainda, o desenvolvimento tático não foi decisivo", analisou.
Além disso, reconheceu um diferencial na performance de ambas as seleções.
"A naturalidade com a qual a Espanha impõe seu jogo não é igual para nós, que nos custou enormemente sustentar o projeto que tínhamos que jogar", comentou.
Após uma gestão de 39 meses à frente da Celeste, o Loco Bielsa considerou que "o que eu deixo ao futebol uruguaio é nada".
Em maio passado, o argentino declarou que não renovaria seu contrato com o Uruguai depois desta Copa do Mundo, que terminou em fracasso para o bicampeão mundial.
A Celeste, que não saía de um Mundial sem vitórias desde Coreia do Sul e Japão 2002 — onde também empatou dois partidos e perdeu o restante —, foi a única seleção sul-americana eliminada na fase de grupos das seis que chegaram à América do Norte 2026.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.