Quarta, 24 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Saúde

Mãe denuncia que seu bebê ficou cego por negligência presumida no IPS de Ciudad del Este

24/06/2026 01:45 3 min lectura 11 visualizações
Madre denuncia que su bebé quedó ciego por presunta negligencia en el IPS de CDE

A denunciante, identificada como Luz Almada, formalizou há duas semanas uma denúncia perante o Ministério Público e questionou a lentidão com que avança a investigação.

Segundo afirmou, até o momento sequer foi convocada para ratificar sua declaração, enquanto continua buscando alternativas que possam devolver a esperança a seu filho.

O bebê nasceu de forma prematura e permaneceu internado durante 32 dias na área de Neonatologia do Instituto de Previsión Social (IPS) de Ciudad del Este.

De acordo com o relato da mãe, durante todo esse tempo nenhum profissional de saúde a informou sobre a necessidade de realizar um exame de fundo de olho, procedimento considerado essencial para detectar a tempo doenças oculares em recém-nascidos prematuros, especialmente a retinopatia do prematuro.

A situação mudou quando a criança foi posteriormente levada ao Hospital Central do IPS, em Assunção. Ali, segundo a mãe, os especialistas lhe perguntaram por que o exame não havia sido realizado e lhe explicaram que o procedimento deveria ser praticado entre a segunda e terceira semana de vida do bebê.

Alarmada com essa informação, decidiu procurar um centro assistencial privado para uma nova avaliação. A mãe detalhou que o diagnóstico foi devastador, já que o pequeno apresentava descolamento de retina em ambos os olhos e o dano já se encontrava cicatrizado, descartando qualquer possibilidade de cirurgia para recuperar a visão.

"Percorri várias instituições para saber o que aconteceu com meu bebê e me disseram que foi por negligência, que eles deveriam tê-lo revisado rapidamente", expressou entre lágrimas a mulher, que sustenta que o oftalmologista e a pediatra do IPS de Ciudad del Este nunca a advertiram sobre a urgência do exame nem os riscos que implicava sua omissão.

A mãe também manifestou que, apesar do desalentador diagnóstico, não renuncia a encontrar alguma alternativa médica. Entre as possibilidades que analisa está consultar com especialistas no Brasil, embora até agora todos os relatórios coincidam em que o dano visual seria irreversível.

Além de buscar uma resposta para seu filho, Luz Almada espera reunir-se com autoridades do IPS para expor o caso e pedir que sejam revisados os protocolos de atendimento neonatal. Sustenta que seu objetivo é evitar que outras famílias atravessem uma situação similar.

O caso ficou nas mãos do Ministério Público, que iniciou uma investigação para determinar se durante o atendimento médico houve ou não uma omissão nos protocolos estabelecidos para o acompanhamento de recém-nascidos prematuros e estabelecer as eventuais responsabilidades.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.