Domingo, 28 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Paraguai

Governo incorpora novos buses elétricos que operarão na área metropolitana

28/06/2026 16:45 2 min lectura 3 visualizações
Gobierno incorpora nuevos buses eléctricos que operarán en el área metropolitana

O Governo, através do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), anunciou neste domingo a incorporação de 70 novos buses elétricos e 20 veículos movidos a combustão que integrarão o sistema de transporte público da área metropolitana.

O ato de lançamento foi realizado neste domingo com a presença do presidente da República, Santiago Peña, e outras autoridades.

As novas unidades integrarão a frota de linhas operadas por Ñandutí SA (27 e 165) e pela linha coberta Ximex SA (44).

Ambas as empresas operam em Assunção, San Lorenzo, Luque, Mariano Roque Alonso, Limpio, Villa Hayes, Fernando de la Mora, Capiatá, Itauguá e Areguá.

"Os cidadãos terão ônibus modernos, com ar condicionado, câmeras de segurança que permitirão ter uma viagem mais digna e toda esta melhoria não custa nem um único guarani a mais ao passageiro", afirmou Claudia Centurión, titular do MOPC.

A passagem permanece em G. 3.400, que é o custo da tarifa para um ônibus diferencial. "Paga-se o mesmo de antes, foi uma decisão pensada no bolso da população", acrescentou Centurión.

Os ônibus estão equipados com ar condicionado, câmeras de segurança, portas USB, rampas de acesso e espaços destinados a pessoas com deficiência.

A incorporação dos novos ônibus foi possível após a aprovação da primeira tarifa elétrica para o transporte público com investimento privado.

De acordo com o MOPC, a expansão da frota elétrica faz parte da estratégia para impulsionar uma mobilidade mais sustentável, reduzir emissões e melhorar a experiência de viagem dos usuários.

Os primeiros 30 ônibus elétricos doados pela República da China (Taiwan) chegaram ao país no final do mês de fevereiro. Os mesmos pertencem ao Estado paraguaio, mas estão sendo "alugados" às empresas de transporte público metropolitano para sua operação.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.