Segunda, 22 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Internacional

Delegação iraniana abandona local de conversas com EUA na Suíça, segundo IRNA

22/06/2026 01:45 3 min lectura 6 visualizações
Delegación iraní abandona el lugar de las conversaciones con EEUU en Suiza, según IRNA

A delegação da República Islâmica do Irã deixou o edifício onde tinham lugar as negociações, indicou a IRNA, que precisou que as conversas, que se levaram a cabo com a mediação do Paquistão e do Catar, haviam "entrado em uma fase difícil depois de 80 minutos de discussões e uma interrupção, em consequência da publicação de uma mensagem insultante do presidente dos Estados Unidos".

Embora posteriormente um diplomático tenha assegurado à AFP que a delegação iraniana "continua comprometida" com o diálogo com os Estados Unidos. Porém, desconhecem-se mais detalhes dessa declaração.

Trump ameaçou retomar os bombardeios contra o Irã caso o país não impeça que seus aliados do movimento islamista Hezbollah "causem problemas" no Líbano.

Israel levanta todas as restrições pela guerra em zonas fronteiriças com Líbano

Enquanto isso, Israel anunciou neste mesmo domingo o levantamento de todas as restrições impostas nas zonas da fronteira norte como parte da guerra com o Hezbollah no Líbano, depois que os combates diminuíram após um ressurgimento da violência.

"A partir das 06h00 de segunda-feira, 22 de junho de 2026, serão levantadas todas as restrições na área da linha de confrontação", indicou o exército israelita.

Segundo as Forças Armadas, as comunidades fronteiriças "passarão a um nível de atividade plena, sem restrições, em lugar de um nível de atividade parcial".

Restam importância às ameaças de Trump

O presidente do Parlamento e chefe da equipe negociadora do Irã, Mohamad Baqer Qalibaf, restou importância neste domingo às novas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e assegurou que as Forças Armadas do Irã estão preparadas para responder a qualquer ação de Washington.

"Não se dão conta de que, se suas ameaças tivessem dado resultado, não teriam chegado à situação de desespero na qual se encontram hoje? Não damos importância às ameaças dos americanos", afirmou Qalibaf em uma mensagem publicada na rede social X, em meio às negociações entre o Irã e os Estados Unidos em Bürgenstock (Suíça) para pôr fim à guerra no Oriente Médio.

O dirigente iraniano advertiu ainda a Washington que "será melhor que cuidem de suas declarações" e sublinhou que as Forças Armadas iranianas estão prontas "para responder-lhes de outra forma".

"Por mais que falem, somos nós quem atuamos", acrescentou Qalibaf.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.