Crianças escaparam de creche e mães exigem maior segurança
Uma menina de 2 anos e um menino de 3, que frequentam o Centro de Atención Integral a la Primera Infancia Tororé, no bairro Mbocayaty de Villa Elisa, Departamento Central, conseguiram escapar sem que nenhuma das professoras percebesse a situação.
Os pequenos saíram da creche e se afastaram cerca de 500 metros até que uma funcionária de um posto de combustível notou que as crianças estavam perdidas.
A mulher os ajudou e os levou de volta à creche. Tudo ficou registrado em imagens do circuito fechado de televisão.
Diante dessa situação, que ocorreu na última quarta-feira, as mães se autoconvocaram exigindo maior segurança e a intervenção das autoridades correspondentes, informou a Telefuturo.
"Me chamaram me dizendo que queriam falar urgente comigo e eu levei um susto. Vim o mais rápido que pude porque eu estava trabalhando. Me contaram que meu filho escapou com a coleguinha dele da creche", contou uma das mães afetadas.
A mãe disse que tudo o que ocorreu gera muita preocupação e exigiu que se tomem medidas a respeito.
"Levei um grande susto. Meu filho me disse que foram ao parque. Meu filho tem 3 anos. Estou muito preocupada, tem que haver muitas mudanças para tirar essa preocupação. Estamos pedindo que se responsabilizem pelo que aconteceu e que protejam mais a segurança para que não volte a acontecer", explicou.
A mãe de outro pequeno relatou que nas redes sociais começou a circular um vídeo mostrando as crianças saindo da creche e que dessa forma ficaram sabendo do fato.
Leia mais: Tororé: Novo centro de atención a niños em Villa Elisa
Igualmente, comentou que ao pedir explicações no grupo de WhatsApp, o grupo foi restringido.
"Começou a circular um vídeo em uma página de Villa Elisa e foi quando as mães nos enteramos e quisemos saber o que estava acontecendo e nosso canal mais próximo era o grupo de WhatsApp com a diretora e algumas professoras. Ao pedir explicações restringiram o acesso para que outras pessoas possam escrever", manifestou.
Indicou, além disso, que conseguiram conversar apenas com dois representantes da Gobernación de Central. As outras instituições encarregadas da creche são o Ministério da Infância e Adolescência e a Municipalidade de Villa Elisa.
"O que mais nos preocupa é que continuamos sem receber um comunicado, uma resposta. Ninguém saiu para dizer o que foi que aconteceu e o que vão fazer a respeito", afirmou.
No local frequentam cerca de 60 crianças, mas por enquanto a unidade está fechada e está sendo realizada uma intervenção. O centro foi inaugurado em julho do ano passado.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.