Corredor Bioceânico mobiliza cerca de USD 1.500 milhões
Presidente Peña afirma que obras de infraestrutura consolidam um dos maiores projetos da região
Durante a verificação das obras da Ponte da Bioceânica, que conectará Carmelo Peralta (Paraguai) com Puerto Murtinho (Brasil), o presidente Santiago Peña afirmou que o Corredor Bioceânico e as obras complementares acumulam uma inversão pública próxima a USD 1.500 milhões, consolidando-se como um dos projetos de infraestrutura mais importantes da região.
O mandatário ressaltou que a ponte constitui uma peça-chave do corredor que permitirá conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, fortalecendo a integração física, econômica e comercial entre os países do Cone Sul.
Lembrou ainda que a iniciativa começou a se gestar em 2006 e destacou o papel do então ministro de Obras Públicas, o engenheiro Pânfilo Benítez, a quem atribuiu o impulso dos primeiros estudos e projetos do projeto.
"Paraguai quer ser o centro, não somente em sua localização geográfica, mas também como um catalisador da integração física, política, econômica e social", expressou o chefe de Estado, ao assinalar que o desenvolvimento do país dependerá de sua capacidade de integrar-se com regiões como Mato Grosso do Sul, o norte argentino e o norte chileno.
Paraguai pede ao Brasil acelerar as obras
O presidente sustentou que Paraguai já conta com todas as obras do corredor em execução e com financiamento garantido, incluindo o acesso à ponte, que apresenta cerca de 20% de avanço e exige uma inversão superior a USD 20 milhões.
Não obstante, insistiu que o sucesso do projeto dependerá de que Brasil avance com as obras complementares em seu território. "Precisamos que também pelo lado do Brasil possam acelerar as obras para o acesso", afirmou. Também adiantou que solicitará ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que priorize o projeto para evitar que a infraestrutura paraguaia fique terminada sem possibilidade de conexão efetiva.
"Será muito triste que nós tenhamos o acesso terminado e a ponte concluída se ainda não pudermos conectar com o centro fronteiriço unificado em território brasileiro", sustentou. O mandatário lembrou que Paraguai aceitou concentrar os controles migratórios e aduaneiros em um único centro fronteiriço localizado no Brasil, por isso instou o país vizinho a cumprir com os compromissos assumidos para concretizar a integração.
Mais infraestrutura para Alto Paraguai
Durante o ato, o governador de Alto Paraguai, Federico Arturo Méndez, destacou que a concreção da ponte representa uma oportunidade histórica para um dos departamentos com maiores carências do país, ainda que tenha insistido que a infraestrutura viária deve vir acompanhada de investimentos em serviços básicos. Nesse contexto, agradeceu o anúncio realizado pelo presidente sobre um investimento de USD 2 milhões destinado a melhorar o sistema de provisão de água potável em Carmelo Peralta.
Igualmente, solicitou que o Governo continue priorizando obras de pavimentação e acompanhe as gestões para concretizar uma licitação impulsada pela Ande, orientada a fortalecer o fornecimento de energia elétrica na zona.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.