Ysyry ha Ytimbo, a proposta da OSN inspirada em rios
Os músicos da Orquesta Sinfónica Nacional do Paraguai (OSN) apresentam o concerto denominado Ysyry ha Ytimbo (Rios e Brumas). O evento terá lugar amanhã, às 20h, no Teatro Municipal de Assunção Ignacio A. Pane, localizado na Avenida Presidente Franco entre Chile e Alberdi. Entrada gratuita.
Uma proposta artística que convida os assistentes a percorrer paisagens sonoras inspiradas na força dos rios e no mistério das brumas, através de um programa que combina obras de dois destacados compositores da música universal.
Sob a batuta do maestro Matthew Sheppard, a OSN interpretará a Suite do ballet Pulcinella, de Igor Stravinsky, e a Sinfonia Nº 3 Escocesa, de Felix Mendelssohn. Ambas as composições fazem parte do repertório sinfônico internacional e se destacam por sua riqueza expressiva e sua capacidade de evocar atmosferas, emoções e cenários diversos.
A direção geral do concerto estará a cargo de María Victoria Sosa. Além disso, a noite contará com a participação especial da violinista paraguaia María Arrúa, que atuará como concertino convidada.
O concerto propõe uma experiência musical marcada pela sensibilidade, intensidade e beleza, reafirmando o compromisso da Orquesta Sinfónica Nacional com a difusão da música acadêmica e o acesso democrático à cultura.
Esta apresentação é o quarto concerto da Temporada Internacional 2026 da OSN. A atividade também será uma oportunidade para compartilhar com a cidadania uma noite de encontro e otimismo, acompanhando o entusiasmo nacional em torno da grande festa mundial do futebol.
O convite é para todo o público até completar a lotação.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.