Villarrica recupera sua alma: o Teatro Municipal reabre as portas após 15 anos de silêncio
Após fechar suas portas em 2011, o emblemático recinto atravessou um tortuoso caminho repleto de obras paralizadas, denúncias por graves irregularidades e um sem-fim de promessas não cumpridas que mantiveram em suspense a comunidade, impedindo que o coração cultural da "andariega" terra de poetas, músicos e pensadores pudesse bater com a vitalidade que sua história exige.
A materialização deste projeto foi possível graças a uma gestão focada em destrabar os processos burocráticos, administrativos e técnicos que mantinham freadas as obras do teatro.
A execução das melhorias estruturais foi adjudicada à empresa Bogado Construcciones, demandando um investimento total de G. 3.794 milhões.
Este capital foi possível mediante uma aliança estratégica com o Governo de Taiwan, conseguindo dotar o edifício de tecnologia moderna que cumpre com os padrões atuais de segurança, conforto e acústica.
No marco da cerimônia inaugural, o maestro Diego Sánchez Haase, reconhecido diretor da Orquestra Sinfônica do Congresso Nacional, tomou a palavra para sublinhar o peso simbólico desta recuperação.
O maestro enfatizou que a reabertura não era um luxo, mas uma necessidade absoluta e impostergável, devido a que Villarrica ostenta com orgulho o título de capital da arte e da cultura do Paraguai, um status conquistado por gerações de intelectuais e artistas que marcaram o rumo do pensamento nacional.
Segundo Sánchez Haase, a colocação em funcionamento deste cenário permitirá dotar a região de Guairá de um novo...
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.