Terça, 23 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Paraguai

União de Engenheiros da ANDE propõe limite de 700 MW para indústrias eletrointensivas

22/06/2026 23:00 3 min lectura 7 visualizações
Unión de Ingenieros de ANDE propone límite de 700 MW para industrias electrointensivas

Proposta de limite energético

A União de Engenheiros da ANDE (UIA) da Administração Nacional de Eletricidade apresentou uma proposta para estabelecer limites ao consumo das indústrias eletrointensivas. O objetivo é preservar a segurança energética do país e evitar comprometer recursos estratégicos no médio e longo prazo.

Durante uma entrevista no programa "Assim são as coisas" do canal GEN e Universo 970 AM, o engenheiro Manuel Mettel, presidente da UIA, explicou que a proposta surge após uma análise técnica realizada depois da revogação dos decretos que concediam condições tarifárias especiais para grandes consumidores de energia.

Segundo indicou, o sindicato considera necessário estabelecer um roteiro para futuras inversões vinculadas a indústrias de alto consumo elétrico, entre elas os centros de dados, projetos de inteligência artificial e outras atividades tecnológicas que demandam grandes volumes de energia.

Limite de 700 megavatios

A principal proposta consiste em fixar um limite de 700 megavatios para esse tipo de empreendimentos, equivalente aproximadamente a 10% da capacidade atual de geração disponível para o Paraguai.

"Pensamos principalmente na segurança energética. O que buscamos é limitar o impacto que essas indústrias podem ter sobre a necessidade futura de novas fontes de geração", explicou Mettel.

Cenário de excedente energético

Na perspectiva dos engenheiros, o país enfrenta um cenário em que o excedente energético disponível começa a se reduzir progressivamente devido ao crescimento da demanda interna e ao desenvolvimento de novas atividades econômicas.

Advertiram que, caso se mantenha o atual ritmo de consumo, o Paraguai deverá acelerar inversões em novas fontes de geração elétrica nos próximos anos, as quais teriam custos superiores à energia hidrelétrica proveniente de Itaipu e Yacyretá.

Análise de experiências anteriores

A análise da União de Engenheiros toma como referência a experiência recente da criptomineria, atividade que já opera no Paraguai desde 2022 e que compartilha características similares com os centros de dados e projetos de inteligência artificial devido à sua elevada demanda energética.

Segundo Mettel, os benefícios econômicos inicialmente projetados para esse tipo de indústrias não se concretizaram na magnitude esperada. Sustentou que não se observou um impacto significativo em termos de industrialização, desenvolvimento tecnológico nem geração massiva de emprego nas zonas onde foram instaladas.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.