Quinta, 25 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Polícia

Ministério do Interior implementará GPS obrigatório em motocicletas

Medida de segurança será financiada através de apólices de seguros com custo de USD 9 a USD 10 em 30 parcelas mensais

09/05/2026 06:15 2 min lectura 182 visualizações
Ministerio del Interior implementará GPS obligatorio en motocicletas

Projeto de segurança veicular

O Ministério do Interior anunciou a concretização de um projeto referente ao uso obrigatório do GPS em motocicletas, uma vez que seja concluída a coordenação técnica e legal correspondente.

Segundo as declarações realizadas durante o ato de encerramento do XV Curso de Operações Especiais Motorizadas, o custo desta medida será absorvido pelos proprietários através das apólices de seguros, com um aporte aproximado de USD 9 a USD 10 distribuído em 30 parcelas mensais.

Benefícios da medida

A implementação do GPS em motocicletas permitirá que em caso de roubo, os proprietários possam denunciar o incidente imediatamente e as autoridades localizem e recuperem o veículo. Isto representa uma alternativa de segurança frente aos roubos de motocicletas que se registram anualmente.

De acordo com os dados apresentados, o Paraguai conta com mais de 2 milhões de motocicletas em circulação, das quais se roubam entre 2.500 e 3.500 unidades por ano. Embora este índice represente um percentual baixo, cada roubo gera um impacto significativo na vida das vítimas.

Cronograma de implementação

A iniciativa será implementada em duas fases:

Para veículos novos: Será estabelecido que todas as motocicletas novas montadas a partir de agora incluam GPS de fábrica. Considerando que se vendem mais de 200.000 motocicletas anualmente no país, estas sairão equipadas com o dispositivo.

Para veículos em circulação: Os proprietários das aproximadamente 1 milhão 800 mil motocicletas atualmente em uso serão notificados e contarão com um prazo para incorporar o dispositivo.

A Câmara Industrial Paraguaia de Motocicletas e Automotores (Cipama) realizará uma reunião urgente esta semana para coordenar os detalhes da implementação com os fabricantes e distribuidores.

Medidas complementares

Paralelamente, o Ministério do Interior implementará controles mais rigorosos na venda de motocicletas. Atualmente se vendem aproximadamente 80 motocicletas diariamente, e foi identificado que muitas se retiram com documentos falsos.

A Polícia Nacional trabalhará em coordenação com as vendedoras para certificar a identidade dos compradores e verificar a autenticidade de seus documentos. Com esta medida espera-se evitar entre 10 e 20 vendas diárias a pessoas com documentação fraudulenta.

Estas ações se enquadram nos esforços da Polícia Nacional para proteger a cidadania e combater o delito de roubo de veículos de duas rodas.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.