Minha filha me chamou de abutre
Estava eu lendo uns dias atrás na cafeteria da universidade onde ensino, nos Estados Unidos, e veio me falar uma senhora da limpeza.
—Minha filha estuda em uma universidade fora daqui. Me custa muito e mal me dá para mantê-la. Me chamou de abutre. Me incomodou e ela me disse que lhe disseram em aula que quem tem bens e os aluga são uns parasitas, uns abutres.
Fiquei atônito. Não soube o que lhe responder. Aparentemente a filha jamais se perguntou se sua mãe maltratava os inquilinos, ou se esse bem foi conseguido graças a seus poupanças durante anos. Era um juízo de valor meramente ideológico. Pode parecer uma história sem transcendência, mas não é. E tampouco é fictícia. Algo me pareceu preocupante. Porventura não estamos diante de um dos sinais mais graves da crise do Occidente? Ou estou dando um grande salto?, pensei.
¿Crise do Occidente? Devo me deter neste primeiro interrogante e analisar dois pontos. Em primeiro lugar, a rejeição, quase denigrante, à propriedade privada. É uma postura que tem muita aceitação por parte de alguns acadêmicos que, paradoxalmente, gozam desses benefícios. São muitos os que rejeitam abertamente esta e outras ideias ocidentais, infectados pelo pensamento marxista e pós-marxista idealizado. Em segundo lugar, a crise não é apenas que o Occidente tenha criado ideias — as marxistas — que atentam contra sua própria tradição. Toda civilização tem suas lutas e contradições. A crise surge quando já não somos conscientes dos elementos que nos permitem identificá-las.
Não exagero. Há pós-modernismos que atentam contra a razão e a verdade; teorias de gênero que não admitem uma natureza humana, e um positivismo jurídico que reduz o direito à lei. Não estamos falando apenas de uma crise ideológica. Parece que o Occidente decidiu negar suas próprias raízes. Mas então surge a segunda pergunta: porventura não estou dando um salto muito grande ao passar de uma aula universitária a uma crise do Occidente? Não acredito. O que se aprende nas aulas chega a mais pessoas. Se difunde nas redes sociais e no jornalismo superficial. Basta ler X por um momento e se perceberá que as frases substituem a razão, e a opinião à verdade.
Permita-me concluir com dois pontos. O primeiro é que costumamos falar dessa crise como se provinesse de uma ameaça externa. Repare-se que não apenas Europa e Estados Unidos são Occidente. Também é a América Latina, e é o Paraguai. A crise jaz, em boa medida, em todos os lados. O Occidente deixou de ser apenas uma geografia — se é que alguma vez o foi — para se converter em uma maneira de pensar e entender o homem e o mundo.
E essa tradição carrega a controvérsia dentro de si desde suas origens. Os sofistas eram gregos. Sócrates também. Marx nasceu na tradição filosófica ocidental. Seu ateísmo e seu materialismo, embora contrários a alguns dos fundamentos mais caros dessa tradição, pertencem a essa mesma história intelectual. A crise do Occidente não é, portanto, a irrupção de algo estranho, mas uma disputa do Occidente consigo mesmo.
E aqui aparece meu último ponto: a educação. É ali onde se trava hoje boa parte da disputa pelo Occidente. E não é casual. Os gregos chamavam paideia à formação do homem: não a mera instrução, mas o cultivo do melhor de sua natureza. Werner Jaeger mostrou que essa ideia está na origem mesma do Occidente. Uma civilização se conserva na medida em que educa seus filhos. Por isso a educação não é um assunto técnico nem apenas de competências, como pretende PISA. E não é difícil notar certa raiva, inveja ou ressentimento contra os valores de uma civilização cujos benefícios desfrutam seus próprios críticos. Refutam racionalmente o valor da razão, negam uma natureza humana comum enquanto propõem antropologias fundadas na autopercepção e reduzem o direito a uma expressão...
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.