Segunda, 22 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Saúde

Isaías Fretes: "Pacientes do interior não devem mais vir à Central por um virose"

08/05/2026 02:00 2 min lectura 89 visualizações
Isaías Fretes: "Pacientes del interior ya no deben venir a la Central por un vyrorei”

Antes do início da reunião do Conselho de Administração do Instituto de Previsión Social (IPS) de quarta-feira, o presidente da previsional, doutor Isaías Fretes, falou sobre reduzir a lista de espera em operações.

Uma das decisões que Fretes informou ao Conselho foi a de protocolizar as intervenções cirúrgicas. Com essa medida buscam que os pacientes que precisam se operar o façam em uma unidade periférica e não precisem ir até a Central.

"Não deve vir mais nenhum paciente do interior por um virose, uma hérnia. E sobretudo, vindo de uma zona onde há lindos hospitais do IPS", afirmou.

Acrescentou, além disso, que nesses centros assistenciais da previsional dispõem não apenas de infraestrutura, mas também de cirurgiões capacitados.

Fretes já havia anunciado essa medida na entrevista com ÚH duas semanas atrás. Segundo ele, o paciente que quiser se operar na Central deverá vir com indicação médica onde deva explicar por que a intervenção deve ser realizada lá. Antecipou também que deve haver uma explicação da parte do diretor se essa medida não for cumprida no seu momento.

O presidente do IPS explicou que muitas pessoas que necessitam com maior urgência de uma operação devem esperar porque outras com um motivo menor ocupam lugar.

Ressaltou também que deve haver um escritório para atender aos pacientes que vão por conta própria para se operar.

Naquele espaço explicarão que em sua zona conta com uma clínica periférica onde realizar a intervenção. Isso deverá ser facilitado pela previsional.

Fretes, que teve uma reunião com os cirurgiões às 06:00, defendeu facilitar os meios para aqueles que realizarão as operações. Segundo ele, estão dispostos a trabalhar sábados e domingos.

"Eles não têm inconvenientes, mas temos que solucionar os inconvenientes deles, como por exemplo anestesiólogos, sabemos que hoje a anestesiologia é um luxo", expressou.

Por outro lado, ontem também realizou seu primeiro percurso pelo Hospital Central do IPS. Visitou o serviço de Cardiocirurgia, as obras de Obstetrícia, Laboratório e Urgências pediátricas. Acompanhou o funcionamento dos serviços e o avanço dos trabalhos, com o objetivo de se inteirar sobre as necessidades.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.