Domingo, 28 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Paraguai

Governo incorpora 90 novas unidades ao sistema de transporte público metropolitano

28/06/2026 17:30 3 min lectura 4 visualizações
Gobierno incorpora 90 nuevas unidades al sistema de transporte público metropolitano

O presidente da República, Santiago Peña, encabeçou neste domingo o ato de apresentação de 90 novas unidades incorporadas ao sistema de transporte público metropolitano de passageiros, no marco da reforma impulsionada pelo Governo do Paraguai.

A atividade se desenvolveu no Comando da Força Aérea Paraguaia, na cidade de Luque, com a participação da ministra de Obras Públicas e Comunicações, Claudia Centurión; do vice-ministro de Transporte, Emiliano Fernández; do embaixador da República da China (Taiwan), José Chih-Cheng Han; representantes do setor empresarial, autoridades nacionais e convidados especiais.

Composição da frota renovada

A renovação da frota compreende 90 novas unidades, das quais 70 são ônibus elétricos. Destes, 30 pertencem ao Estado paraguaio, doados pela República da China (Taiwan), enquanto 40 foram incorporados mediante investimento privado pela empresa Ñandutí S.A. Adicionalmente, somam-se 20 ônibus 0 km incorporados pela Ximex S.A. O investimento privado supera os USD 11 milhões e faz parte do processo de modernização do sistema de transporte público impulsionado pelo Governo.

As unidades contam com ar condicionado, câmeras de segurança, GPS, portas USB, rampas para pessoas com deficiência e padrões de acessibilidade e conforto orientados a melhorar a experiência de viagem dos passageiros. Os novos ônibus prestam serviço nas linhas E1, E2 e E3, 27, 165 e 44, conectando Assunção com San Lorenzo, Luque, Fernando de la Mora, Capiatá, Itauguá, Mariano Roque Alonso, Limpio, Villa Hayes e Areguá.

Reforma para melhorar a qualidade de vida

Em sua intervenção, o presidente Peña anunciou que em julho será lançado o primeiro leilão sob o novo marco legal do transporte público, com o objetivo de ordenar o sistema, gerar maior transparência e continuar incentivando o investimento privado. Indicou que o Governo projeta incorporar aproximadamente 1.000 ônibus novos para o ano de 2028 e avançar rumo a um sistema de mobilidade cada vez mais moderno, integrado e sustentável.

Benefícios concretos para os usuários

A ministra de Obras Públicas e Comunicações, Claudia Centurión, destacou que a transformação do transporte público já começa a refletir-se em benefícios concretos para os passageiros.

Sinalizou que as linhas elétricas E1, E2 e E3 já superam as 400.000 validações, enquanto o sistema de transbordo gratuito registra mais de 600.000 transbordos, gerando uma economia próxima a G. 1.900 milhões para os usuários, equivalente a aproximadamente G. 200.000 mensais por passageiro que utiliza este benefício.

Ressaltou ainda que a incorporação das novas unidades não implicou um aumento na tarifa, que se mantém em G. 3.400. Mencionou a consolidação do serviço noturno Búho, que já registra 27.000 validações, conecta Assunção com San Lorenzo, Luque e Limpio e opera com presença policial a bordo para oferecer maior segurança aos passageiros.

A ministra ressaltou igualmente que a modernização do transporte avança de maneira paralela a importantes obras de infraestrutura viária, potencializando assim o desenvolvimento integral do sistema de mobilidade metropolitano.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.