Controlador e ministro Lovera analisam implementação de Inteligência Artificial para otimizar gasto público
Fortalecimento dos controles estatais com tecnologia
O ministro da Economia, Óscar Lovera, e o controlador Camilo Benítez realizaram uma reunião para abordar a implementação de mecanismos de controle baseados em Inteligência Artificial, com o propósito de melhorar a eficiência do gasto público nas instituições do Estado.
Durante o encontro foram analisadas ações destinadas a fortalecer os sistemas de controle estatal, com o objetivo de otimizar a gestão dos recursos públicos e reduzir a burocracia na administração.
Visão estratégica desde o órgão de controle
O controlador Camilo Benítez explicou que ambas as autoridades compartilham uma visão de planejamento estratégico para melhorar a eficiência do gasto público.
Nós com o ministro compartilhamos a visão de que temos que ter um plano estratégico desde o organismo de controle que melhore as instituições do Estado a serem mais eficientes no gasto público. Se nós melhorarmos nossos controles, quiçá possamos ajudar para que o Estado paraguaio seja mais eficiente, menos burocrático e se gaste melhor o dinheiro do contribuinte, expressou.
Plano com alcance nacional
O controlador detalhou que o organismo prepara um plano que incorpora o uso de inteligência artificial nos processos de controle do gasto público, o qual será apresentado no próximo 30 de junho. A iniciativa conta com apoio de organismos internacionais para o desenvolvimento de algoritmos e ferramentas de análise.
O projeto terá alcance em todo o Estado paraguaio, com um plano piloto inicial nos governos departamentais e municipais, para depois avançar progressivamente em direção ao governo central.
Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.
Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.