Terça, 23 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Economia

Ande mantém margem de rentabilidade e continua negociação com Atome

23/06/2026 17:15 3 min lectura 10 visualizações
Ande mantiene margen de rentabilidad y continúa negociación con Atome

Defesa da rentabilidade institucional

A Administração Nacional de Electricidade (Ande) sustenta que necessita manter uma rentabilidade entre 8% e 10% para continuar executando as obras previstas em seu Plano Maestro, além de preparar-se para a incorporação de novas fontes de geração que contarão com tarifas mais elevadas.

O presidente da instituição, Félix Sosa, explicou esses critérios em entrevista com o programa "Arriba hoy" do canal GEN e Universo 970 AM/Nación Media, no meio das conversações tarifárias com a empresa Atome.

Sosa indicou que a rentabilidade é necessária para financiar os investimentos em infraestrutura elétrica, ao mesmo tempo em que garante a segurança energética do país. Esclareceu que, embora o impacto das novas fontes de energia seja inicialmente marginal, seus custos irão aumentando com o tempo, por isso a Ande deve prever esse cenário.

Origem da negociação com Atome

O titular da Ande explicou que o contrato com Atome foi assinado no ano 2022 e que a empresa solicitou um suprimento em 220 quilovolts (kV), correspondente ao nível de tensão das linhas de transmissão. Precisou que os clientes que operam nesse nível constroem suas próprias subestações e devem pagar uma tarifa de USD 44,33 por megavatio hora.

Entretanto, apontou que Atome propõe uma tarifa de USD 30 por megavatio hora, diferença que originou o conflito entre ambas as partes. Questionado sobre o estado das conversações, Sosa indicou que as negociações com a empresa continuam em curso e evitou adiantar detalhes sobre um eventual acordo.

Tarifa para consumidores eletrointensivos

O presidente da Ande lembrou que já existe uma tarifa específica para consumidores eletrointensivos, denominada Grupo de Consumo Intensivo Especial. Explicou que nessa categoria encontram-se atualmente os projetos vinculados à criptomineria e que também poderão acessar empreendimentos relacionados com inteligência artificial.

Conforme detalhou, essa categoria contempla uma tarifa de USD 44,33 por megavatio hora para suprimentos em 220 kV, um contrato inicial de 15 anos e um reajuste anual conforme ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos. O regime vigente para esse grupo estende-se até 31 de dezembro de 2027.

Avaliação de alternativas

Respecto ao pedido de Atome de aplicar uma tarifa de USD 30 por megavatio hora, Sosa sustentou que uma redução desse tipo poderia gerar diferenças. Explicou que a disparidade entre a tarifa técnica e a solicitada deve ser coberta de alguma maneira e mencionou que, em outros países, esse custo costuma ser assumido por outros grupos de consumidores. Acrescentou que a Ande continua avaliando alternativas para resolver a situação.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.