Segunda, 22 de Junho de 2026
ÚLTIMA HORA
Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português Bem-vindo ao ParaguaiNews — as notícias do Paraguai agora em português
Internacional

A delegação iraniana retorna a Teherã enquanto prosseguem as negociações técnicas com EUA

22/06/2026 19:45 2 min lectura 3 visualizações
La delegación iraní vuelve a Teherán mientras continúa la negociación técnica con EEUU

A delegação da República Islâmica, encabeçada pelo presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, e acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores, Abás Araqchí, partiu em direção à capital iraniana após aproximadamente 18 horas de reuniões e consultas bilaterais e quadripartites com a participação do Catar e Paquistão como mediadores, conforme informou a agência Tasnim.

O meio, vinculado à Guarda Revolucionária iraniana, indicou que, em paralelo, iniciaram-se as negociações técnicas entre Irã e Estados Unidos sobre os mecanismos de aplicação do memorando de entendimento assinado na semana passada.

A equipe técnica iraniana é encabeçada pelo vice-ministro das Relações Exteriores Kazem Garibabadi.

Ao término das conversações de domingo, Catar e Paquistão emitiram uma declaração conjunta na qual anunciaram um acordo sobre um roteiro de 60 dias, a criação de um comitê superior de negociações e o início dos grupos de trabalho técnicos.

Conforme o comunicado, as conversações técnicas prosseguirão até o final desta semana em Bürgenstock.

"O Comitê de Alto Nível acordou um roteiro para alcançar um acordo final em um prazo de 60 dias, estabelecendo as bases para o início imediato de novas conversações técnicas", apontaram na rede social X os ministérios das Relações Exteriores do Catar e do Paquistão.

Os mediadores informaram ainda da criação de uma linha de comunicação entre Teerã e Washington para evitar "incidentes e mal-entendidos" e garantir o trânsito seguro dos navios mercantes pelo Estreito de Ormuz, bem como da formação de um grupo de resolução de conflitos para supervisionar o cumprimento da cessação das operações militares no Líbano.

Por sua vez, Araqchí assegurou na rede social X que se haviam alcançado "avanços importantes" para pôr fim à guerra no Líbano.

O chefe da diplomacia iraniana afirmou ainda que as exportações de petróleo e produtos petroquímicos ficaram isentas de restrições, que o bloqueio foi levantado, que alguns ativos congelados foram liberados e que foi colocado em funcionamento um amplo plano de reconstrução e desenvolvimento para o Irã, pontos que não foram mencionados pelo Catar e Paquistão em seu comunicado e que tampouco foram confirmados pelos Estados Unidos.

Esta notícia foi traduzida pela Equipe Editorial do ParaguaiNews a partir da notícia original publicada por nossos colegas do Diario Paraguayo.

Nossa equipe editorial trabalha para oferecer informação clara, completa e atualizada para o leitor brasileiro.

Comentários (0)

Entre con Google para comentar.